A família Lovatel iniciou o trabalho com o cultivo das videiras e elaboração de vinhos, através de seu patriarca Giuseppe Lovatel, vindos de Sospirolo, província de Belluno, Itália, por volta de 1884. Passada de geração a geração, a tradição se manteve viva ao longo dos anos.
No Brasil, a família Lovatel continua o plantio, o cultivo da uva e a produção de vinho que, inicialmente servia para o consumo próprio e para comercializar aos amigos e parentes.
Hoje a vinícola produz vinhos de alta qualidade combinando o conhecimento do processo de produção, a tradição artesanal dos seus antepassados e as modernas técnicas da atualidade.
Todas as linhas de produtos da Lovatel são produzidas com uvas selecionadas e processadas na própria vinícola. O processo de elaboração é feito de forma tradicional, seguindo rigorosos critérios técnicos assim, a mais de quatro décadas, fabrica vinhos, espumantes e sucos de uva com qualidade reconhecida em todo território nacional.
Na foto, que data de meados de 1907, temos a família de Antônio Battista Lovatel, nascido em Sospirolo, província de Belluno, Itália aos 28/05/1850. Casou-se com Maria Maddalena Lise sua conterrânea nascida aos 25/05/1852.
Pelos registros contidos no livro da origem das comunidades, que pertence a Paróquia Santa Catarina de Caxias do Sul/RS, Antônio foi um dos primeiros moradores da comunidade de Santa Giustina por volta de 1884.
Na vinda para o Brasil, Antônio e Maria Madallena trouxeram três dos cinco filhos do casal. Entre eles Giuseppe Michiele Lovatel seu primeiro filho que nasceu em Sospirolo em 04/10/1873.
Já no Brasil, Giuseppe casou-se em 12/01/1897 com Maria Elisabetha Olivo, também imigrante italiana. Deste casamento, tiveram 10 filhos, entre eles Alfredo Lovatel nascido em 07/08/1913.
Nessa casa morou Giuseppe Lovatel com sua esposa Maria Elisabetha Olivo e seus 10 filhos, entre eles Alfredo Lovatel.
Também nessa casa nasceram os fundadores da Vinícola Lovatel: Carlos, José e Olindo.
No porão da casa de Giuseppe, que existe até hoje, foi a primeira cantina da família de Giuseppe Lovatel! Aqui, com tanques da época, chamados de piletas, eram vinificadas parte das uvas produzidas pela família. Os vinhos eram para consumo próprio e para comercializar a parentes e vizinhos.
Alfredo casou-se em 11/01/1936 com Clementina Sartor. O casal teve oito filhos. Dentre eles: Carlos Lovatel, José Lovatel e Olindo Ângelo Lovatel, trio fundador da Vinícola Lovatel.
No período da vindima, até os dias de hoje, a família e os vizinhos ajudam na colheita.
A senhora de estatura mais baixa, que encontra-se de pé ao centro da foto, é Maria Elisabetha Olivo Lovatel, acompanhada de seus filhos, sobrinhos e vizinhos.
Imediatamente à esquerda da matriarca está Alfredo Lovatel pai dos fundadores da Vinícola.
A família de Alfredo Lovatel deixa a casa na comunidade de Santa Giustina para habitar novas terras adquiridas pela família em São Luiz da 9ª Légua, comunidade vizinha. A matriarca da família Maria Elisabetha Olivo Lovatel mudou-se para essa nova propriedade.
Nas novas terras, a família seguiu a tradição no cultivo das videiras e na fabricação dos vinhos.
Na foto de família, temos José e Sueli Lovatel, Olindo e Italita Lovatel com seus filhos, no pátio onde hoje está construída a Vinícola Lovatel.
A Lovatel Indústria Vinícola Ltda foi fundada em 30/08/1979. Atualmente a vinícola é gerenciada pelos filhos e neto de José Lovatel: Luiz Alfredo Lovatel, Evandro Lovatel e Jhonatan Lovatel, também e pela filha de Olindo Ângelo Lovatel: Simone Lovatel.
Nas sequências de fotos o trabalho nos vinhedos e a extração de pedras para a construção das bases da empresa.
Evandro e Simone Lovatel, atuais administradores da Lovatel, no pátio em que atualmente está a vinícola.
Carlos, José e Olindo Lovatel, nas atividades de venda do vinho para outros estados. Na época o transporte e a entrega dos vinhos também era feito pela família.
A Vinícola Lovatel debuta com medalha de OURO no Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul – 5ª Edição. Desde então vem acumulando diversos prêmios em concursos estaduais e nacionais.
Nessa foto os fundadores da vinícola. Da esquerda para a direita, Carlos, José e Olindo na área social do escritório no novo pavilhão.
Em 2004, na VII edição do Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul, a Vinícola Lovatel recebe medalha de OURO na categoria Vinho Tinto de Mesa. A amostra do vinho para o concurso foi tirada de um tanque com capacidade de 400.000 litros.
Uma medalha de OURO em um lote com essa quantidade de vinho, certifica com excelência a qualidade dos vinhos que são fabricados pela família Lovatel.
Ainda em 2004, outro prêmio destaca a vinícola, é o prêmio TOP DE MARCAS do município de Caxias Do Sul. Pesquisa realizada pela Agência Sul de Pesquisa e Estatística Ltda que destaca a Vinícola Lovatel como a vinícola mais citada pelos participantes da pesquisa. Recebem o prêmio Luiz e Evandro Lovatel
O tempo passou, a vinícola segue em expansão, os fundadores com o mesmo amor, com a mesma dedicação, com a mesma fé continuam cultivando a matéria prima que resulta em lotes de vinhos com identidade própria, com personalidade própria e com alma!
É com muita alegria e gratidão que a família Lovatel comemora 40 anos de fundação da Lovatel Indústria Vinícola Ltda
Em clima festivo, embalados pela poesia do Vinho: Amar! Sorrir! e Cantar!
A família Lovatel reúne familiares, amigos, colaboradores, clientes e fornecedores para uma confraternização que aconteceu nas dependências da própria vinícola em 16 de novembro de 2019.
O Vinho Fino Tinto Pinot Noir é premiado, pela Grande Prova de Vinhos do Brasil - 2020, como sendo o melhor Pinot Noir do Brasil! Com 93 pontos é condecorado o CAMPEÃO do sua categoria.